Projetos Desenvolvidos
- Audiovisual em movimento
Bolsista: Pedro Hayashi Schmal
Campus: Curitiba I Embap
Orientação: Fernanda Felix
Ano: 2024
Sinopse: Como forma-possibilidade de uma pesquisa em processo, esta performance audiovisual explora o som e a imagem a partir da sua interconexão. Utilizando sintetizadores, controladores e códigos de programação, texturas e ruídos são gerados ao vivo sob uma lógica de transmutação: frequências sonoras ganham contornos óticos enquanto linhas e cores atingem o espectro do audível.
- Bife à Patafísica
Bolsista: Pedro Carregã
Campus: Curitiba II FAP
Orientação: Cláudio Vitale
Ano: 2024
Sinopse: Neste experimento musical, composições dodecafônicas se unem ao humor nonsense e a baixa filosofia, onde a lógica e o absurdo formam uma inusitada harmonia.
Foto: Banda Patafísica.jpg
- CAIXETA FANDANGUEIRA: Economia Familiar Sustentável
Bolsista: Fátima Pires Machado dos Santos
Campus: Paranaguá
Orientadora: Katiucya Perigo
Ano: 2024
Sinopse: Há poucos autorizados a extrair a madeira da caixeta para fabricar os instrumentos musicais do Fandango do litoral paranaense. A árvore protegida e a cultura do fandango em torno dela, foram a inspiração para um livro de história infantil encantador: "A caixeta fandangueira".
Foto: A caixeta fandangueira
- Coloridos por natureza
Bolsista: Bianca Stella
Campus: Curitiba I Embap
Orientação: Taís Cabral
Ano: 2024
Sinopse: Série de pinturas que reflete sobre a cor e as especificidades dos materiais e paletas naturais. As tinturas extraídas de raízes, cascas, folhas e flores ganham um significado que se aproxima do sagrado e resgatam o tempo da própria natureza na potência ritualística do fazer manual.
Corporificar dança-cidade-revolta: tentativa número 973 da reinvenção do mundo
Bolsista: Rafa Novak
Orientação: Renata Roel
Ano: 2024
Sinopse: Rios correm em fluxo, de forma contínua, sem pausas. O sangue corre em fluxo, de forma contínua, sem pausas. Coração em espiral, rio em ciclo. Quem é corpo-rio e não flui em linha reta passa a ocupar infiltrações, córregos, esgoto. Há de chegar o dia em que rios e corpos passarão a ocupar e fluir entre e com a cidade: essa é minha reinvenção de mundo.
(Des)fazendo narrativas: Pensar corpo, território e cansaço
Bolsista: Vanessa Vieira de Oliveira
Campus: Curitiba II FAP
Orientação: Milena Flick
Ano: 2024
Sinopse: Observar a cidade, criar trajetos, criar histórias, utilizar do cansaço de ser para movimentar de uma outra forma. Subverter as narrativas impostas, criar outros mundos possíveis dentro desse mundo. Mover a partir do cansaço, mover com o cansaço.
Futuro ancestral: do grafismo ao grafitte
Bolsista: José Daniel Atreio Araujo Bernardo da Silva
Campus: Paranavaí
Orientação: Taís Cabral
Ano: 2024
Sinopse: O trabalho artístico intitulado "Futuro Ancestral: do grafismo ao graffiti", foi produzido de forma coletiva, a fim de organizar uma exposição com temas ligados aos saberes decoloniais. As obras desta exposição trazem uma perspectiva "marginal" para apontar que o único futuro possível, diante da exaustão do planeta pelo capitalismo, está nas práticas de povos que mantém uma consonância com a natureza. Com isso, foram produzidas e utilizadas tintas a partir de terra e plantas.
- LEMINSKIZADOS: Uma imersão na poesia de Paulo Leminski
Bolsista: Janaína de Assis da Silva
Campus: Paranavaí
Orientação: Wendel Cássio Christal
Ano: 2024
Sinopse: O Projeto Leminskizados homenageia o poeta curitibano Paulo Leminski com a declamação de uma seleção de seus poemas. A apresentação destaca sua linguagem inovadora e reflexões profundas sobre a vida e o amor. Uma experiência que convida o público a redescobrir a beleza e a musicalidade da poesia de Leminski.
Foto: Leminskizados.jpg
Marmitas da Terra - documentário de curta-metragem
Bolsista: José Eduardo Pereira
Campus: Curitiba II FAP
Orientadora: Fernanda Felix
Ano: 2024
Sinopse: Marmitas da Terra é um filme-propaganda militante, que apresenta uma organização coletiva na forma de movimento social para reivindicar a reforma agrária, agroecologia e soberania alimentar.
Foto: Marmitas da Terra
Nhe’enga: sobre viver história
Bolsista: Ruana Rayra
Campus: Curitiba II FAP
Orientação: Milena Flick
Ano: 2024
Sinopse: A partir de dois contos indígenas da etnia kaingang, “Nhe'enga (sobre)viver histórias” é um projeto de contação de histórias criado com muita imaginação, teatralidade, respeito e pesquisa. Nhe'enga (sobre)viver histórias é movido pela força de um desejo: Me reencontrar e me reconectar com essas histórias no ato de contá-las.
Foto: Nheenga.jpg
No arco do tempo: diálogos entre a Guitarra Elétrica e o Berimbau
Bolsista: Isaac Dias
Campus: Curitiba I Embap
Orientador: Claudio Vitale
Ano: 2024
Sinopse: A partir de alguns toques tradicionais da Capoeira Angola, berimbau e guitarra se propõem um diálogo. As composições partem da musicalidade da Capoeira, onde o berimbau tem um papel fundamental, e se desdobram por outros caminhos, experimentando diferentes sonoridades e texturas que estão presentes no se desenvolver da guitarra elétrica.
Foto: No arco do tempo.jpg
Oficina de Danças de Salão: Estudos das variações das bases de dança
Bolsista: João Luis Lacerda da Silva (Anthar Lacerda)
Campus: Paranaguá
Orientação: Renata Roel
Ano: 2024
Sinopse: Dança de Salão - aplicação dos passos e estilos de danças, com foco na terceira idade, usando estilos musicais de diferentes épocas que trazem recordações e memórias, melhorando o condicionamento físico e motor e a saúde social dos participantes. bem como a interação entre grupos de diferentes idades e condições sociais.
O teatro como aprimoramento técnico da oratória e da interpretação textual
Bolsista: Moryan Gabriel Randig Marques
Campus: União da Vitória
Orientação: Wendel Cássio Christal
Co-orientação: Eduardo Gasperin
Ano: 2024
Sinopse: A apresentação inicia com a leitura de um texto narrativo e dois poemas clássicos sobre o início da trajetória do autor do projeto, estudante de Direito, com a arte da interpretação. Em seguida, ocorre a leitura dramática de “Aquele que diz sim, Aquele que diz não”, de Brecht e Weill, na qual, em meio a uma epidemia, um aluno enfrenta o dilema de seguir uma tradição ou reavaliar sua decisão, isto é, dizer sim ou não, sob uma perspectiva marxista-dialética.
RAÍZES OCULTAS: Culturas Indígenas e seus Direitos Humanos
Bolsista: Ruama Riciery Garcia Torres
Campus: União da Vitória
Orientação: Katiucya Perigo
Ano: 2024
Sinopse: O projeto “Raízes Ocultas: Culturas indígenas e seus direitos humanos”, vai retratar através de imagens, a forma indígena de ver o mundo, uma forma que é oculta em nossos olhos, mas aberta aos povos originários.
Foto: Raízes ocultas.jpg